ACT_edited_edited.jpg

ACT

Você sabe

o que é o act?

O ACT é uma prova padronizada, que, se comparado aos parâmetros brasileiros, é o ENEM para estudar fora.

O ACT é uma prova como o SAT e as suas notas são usadas como parte da sua application, porém nem todas as universidades têm a nota do ACT ou SAT como um requerimento. Além disso, as universidades não veem diferença entre uma prova ou outra, ou seja, você não terá vantagem nem desvantagem escolhendo o ACT ou o SAT ao olhar da universidade, então escolha a que mais se adequa a você!

O ACT só cobra conteúdos de inglês, matemática e ciências em sua prova. Além disso, quem organiza o ACT é a própria ACT Organization.

Caso você queira saber mais sobre o ACT ou até mesmo se inscrever na prova,

clique aqui!

Provas.png
Provas.png

como a prova é estruturada?

O ACT é uma prova com questões unicamente de inglês (gramática, interpretação, ortografia, etc.), matemática e ciências, com uma sessão de escrita de texto, que é opcionalO ACT é uma prova considerada mais "conteudista" do que o SAT e também é caracterizada por ser uma prova rápida.

A prova tem duração de 2 horas e 55 minutos (sem a parte de escrita de texto) e um total de 215 questões. Além disso, a prova é dividida em 4 (ou 5) partes:

 - English (Gramática)

 - Math (Matemática)

 - Reading (Leitura e interpretação)

 - Science (Ciências)

 - Writing (Escrita de texto - não obrigatório)

Caso o estudante opte por fazer a Essay, a prova terá duração de 3 horas e 35 minutos.

A pontuação máxima do ACT é 36, sendo que cada uma das 4 partes da prova (sem o essay) tem o mesmo valor: 36. Para a nota final, as 4 notas (das 4 partes) são somadas e divididas por 4. Portanto, a nota pode mudar drasticamente com uma nota de uma parte da prova ou às vezes a nota final nem muda com uma nota mais baixa/alta em uma parte da prova. Para entender a pontuação do Essay, continue lendo!

English

A parte de gramática tem 75 perguntas objetivas (todas com o mesmo valor) que devem ser respondidas em 45 minutos. São 5 textos e 15 perguntas para cada texto. Nessa parte da prova, o aluno terá que ler os textos, os corrigindo durante uma rápida leitura. Para cada um dos 5 textos, haverão apenas 1 ou 2 perguntas sobre a interpretação do texto em si. 

  

math

A parte de matemática tem 60 perguntas objetivas (todas com o mesmo valor) que devem ser respondidas em 60 minutos. A parte de matemática inclui vários assuntos: álgebra, trigonometria, geometria e uma espécie de “pré-calculo”.

As perguntas vão ficando mais difíceis conforme o aluno vai progredindo, então as primeiras perguntas podem parecer simples demais e as últimas perguntas podem parecer difíceis demais. O importante é fazer com calma e rápido (risos).

Reading

A parte de leitura e interpretação tem 40 perguntas objetivas (todas com o mesmo valor) que devem ser respondidas em 35 minutos. Essa parte da prova tem 4 textos e 10 perguntas para cada texto.

O truque dessa parte da prova é que absolutamente todas as respostas de interpretação estão no texto. Tudo está lá explícito. Achando as respostas e você conseguirá responder todas as perguntas de interpretação! Nessa parte da prova também há 3 a 8 perguntas de vocabulário, para as quais é importante entender o contexto em que cada palavra foi usada no texto.

  

science

A parte de ciências tem 40 perguntas objetivas (todas com o mesmo valor) que devem ser respondidas em 35 minutos. Além disso, há de 6 a 8 textos com assuntos específicos na parte de ciências.

A parte de ciências não é sobre o quanto você sabe de física, química, geologia ou biologia, mas sim sobre a sua habilidade de interpretar os textos e os gráficos na prova. Cada prova inclui de 2 a 10 perguntas sobre um conteúdo científico que não está na prova, mas é sobre um conteúdo muito simples, como o fato de que a fotossíntese gera oxigênio.

ESSAY

 

O ACT também tem um essay. Ele é opcional e o Passaporte Estudantil recomenda apenas fazer se o essay se alguma faculdade que você  irá aplicar requer o ACT na appliaction.

A nota do essay vai de 1 a 12 e ela é independente da nota da parte objetiva do ACT. O essay não tem limite de palavras/linhas e ele pode ser sobre diversos assuntos. 

No essay, você deve estabelecer uma opinião sobre o assunto e deve explicar a sua opinião em contraste com 3 opiniões presentes nas instruções do essay.