EXTRACURRICULARES E CERTIFICADOS

Extracurriculares.png

Extracurriculares

e certificados

Extracurriculares.png

Durante o processo de application para as universidades, é de extrema importância a citação do seu currículo de atividades extracurriculares e certificados. É através dessas atividades extracurriculares que os comitês de admissão das universidades do exterior vão poder conhecer os seus interesses em detalhes e o potencial de liderança e excelência de cada candidato.

Mas antes de qualquer coisa, você pode estar se perguntando

"Quais tipos de atividades são consideradas atividades extracurriculares?"

 

Atividades extracurriculares são aquelas que não fazem parte da grade curricular obrigatória da sua escola. Trabalhos voluntários, por exemplo, podem sim ser uma atividade extracurricular. Contudo, os tipos de atividades para incluir no seu currículo vão muito muito além disso.

volunteer-icon.png
artes.png

Participação no Grêmio escolar, ser tesoureira do clube de debate, criação de clubes no colégio podem demonstrar o que você tem bastante responsabilidade e podem funcionar como uma atividade extracurricular.

Mas olhando todas as infinitas opções, talvez você esteja se perguntando quais atividades que você deve incluir e quais atividades que você deve participar. A resposta é que você tem que escolher as que você mais gosta e que podem mostrar seu potencial, como por exemplo a criação de um curso de algo que você goste e que não exista no seu colégio. É importante você seguir sua paixão e seus interesses, se aprofundando bastante neles. Então, se você gosta de física, engenharia, por exemplo, por que você não explora a atividade de robótica? Se você se preocupa muito com o meio ambiente, por que você não organiza uma coleta de lixo na sua comunidade? Se você se interessa por política e debate, por que você não procura oportunidades para se envolver com simulações da ONU? E assim por diante...

quimica.png
linguas.png

E para ajudar você a usar o espaço disponível para descrever suas atividades extracurriculares da melhor forma possível a gente tem três dicas bastante valiosas: 

  • Objetividade é essencial. Você vai ter um espaço bastante limitado para descrever cada uma das suas atividades extracurriculares. Então, faça um levantamento das informações mais essenciais e cruciais de cada atividade e inclua apenas elas. E, além disso, mais importante do que contar o que é organização ou grupo de pessoas envolvidas é contar o que você faz dentro daquela atividade.

  • Traga resultados. Sempre que possível, traga dados de números para mostrar, de forma exata e concreta, os seus resultados e o que você atingiu. Isso vai tornar muito mais fácil para o comitê de admissão entender tudo que você conquistou. Por exemplo, se você é a tutor(a) de inglês, você pode trazer vários números para descrição é dada sua atividade, como quantos alunos você tutora, número de provas, exercício que você já criou e até quanto as notas dos seus alunos melhoraram com a sua tutoria (se você tiver essas informações, claro). 

  • E, por fim, a nossa dica número três é usar o método S.T.A.R. Essa metodologia nos dá uma estrutura para contar alguma coisa dividindo o acontecimento em quatro etapas: Situação, Tarefa, Ação e Resultado. Escrever sobre suas atividades seguindo esses quatro pontos vai ajudar muito você a identificar as suas conquistas mais relevantes e incluí-las de forma mais clara e sucinta na tua candidatura. Por exemplo, para atividade de tutoria de inglês, o método S.T.A.R poderia ser o seguinte: Situação: muitas pessoas da minha turma têm notas de inglês baixas, mas eu tenho facilidade na matéria e gosto de ensinar. Tarefa: ajudar a melhorar as notas de inglês dos meus colegas. Ação: dividir alunos em grupos de estudo de cinco pessoas e criar listas de exercícios no WhatsApp. Resultado: oito alunos melhoraram suas notas em inglês de 7 para 9 pontos.

certificate.png
certificate.png

Mas não para por aí! Além disso, é necessário que o estudante cite seus certificados, mostrando excelência em alguma das áreas de seu interesse! Olimpíadas como de matemática, química, física, biologia e outras matérias são ótimas opções para você que quer aplicar para as universidades do exterior!