IELTS_edited.jpg

IELTS

Você sabe

o que é o IELTS?

O IELTS é uma prova padronizada de proficiência em inglês. A prova é organizada pela própria IELTS e pode ser feita tanto no papel quanto no computador, podendo ser realizada várias vezes ao longo do ano.

Assim como o SAT e ACT, o IELTS é uma das provas requisitadas durante o processo de application (para a maioria das universidades) que vale o mesmo que o TOEFL e, além disso, as universidades não veem diferença entre IELTS ou TOEFL, ou seja, você não terá vantagem nem desvantagem escolhendo uma ou outra ao olhar da universidade, então escolha a que mais se adequa a você!

Essa prova serve unicamente para determinar o seu nível de inglês e, por isso, as universidades (na maioria das vezes) não demandam que os estudantes tenham excelentes notas, mas sim, notas base (como 7.5 de 9) que, por si só, demonstram a habilidade na língua estrangeira. Além disso, a prova possui dois tipos: Academic General Training, que se diferenciam somente nas partes de reading e writing.

O Academic é destinado para quem está aplicando para as universidades e alguns tipos de profissionais e candidatos a empregos, sendo a parte que comentaremos aqui!

O General Training é destinado para todas as outras opções de imigração e emprego no exterior, não sendo nosso foco, então, caso queira saber mais sobre essa parte, recomendamos que se informe por outra página!

Caso você queira saber mais sobre o ITELS ou até mesmo se inscrever na prova, clique aqui!

Provas.png
Provas.png

como a prova é estruturada?

O IELTS é uma prova com questões unicamente de inglês (gramática, interpretação, conversação, audição, etc.).

A prova tem duração de 2 hours e 45 minutes. Além disso, a prova é dividida em 4 partes:

 - Listening

 - Academic/General Training Reading

 - Academic/General Training Writing

 - Speaking

A pontuação máxima do IELTS é 9, sendo que cada uma das 4 partes da prova tem o mesmo valor: 9. No final, todas as suas notas das quatro seções são somadas e dividas por quatro, resultando na sua nota final como uma média do seu desempenho geral.

Listening

A parte de listening tem 40 perguntas que devem ser respondidas em, aproximadamente, 30 minutos e mais 10 minutos para passar as respostas. São 4 gravações e o número de perguntas varia para cada. Nessa parte da prova, o aluno terá questões de marcar, de combinar uma lista numerada de itens do que foi escutado a um conjunto de opções no papel de perguntas e de completar palavras que faltam.

READING

(academic)

A parte de reading tem 40 perguntas  que devem ser respondidas em 60 minutos. Durante essa parte da prova, você deverá ler 3 passagens e responder perguntas sobre elas, podendo ser de múltipla escolha (A, B, C, D ou E) ou identificando a pergunta como "true", "false", "yes", "no" ou "not given" (nada dito a respeito de ser verdadeiro ou falso na passagem) dependendo da passagem.

writing

(academic)

A parte de reading tem 2 Writings que devem ser respondidas em 60 minutos. No Writing 1, é solicitado descrever algumas informações visuais (gráfico/ tabela/ gráfico/ diagrama) em suas próprias palavras. Deve-se escrever 150 palavras em cerca de 20 minutos.

No Writing 2, é solicitado responder sobre um ponto de vista, argumento ou problema. Deve-se escrever 250 palavras em cerca de 40 minutos.

Speaking

A parte de speaking consiste em duplas para uma conversação (gravada) com um examinador com duração de 11 a 14 minutos. A seção é dividia em três partes:

 

Primeira parte: você e sua dupla (individualmente) devem responder perguntas gerais sobre alguns tópicos familiares, como casa, família, trabalho, estudos e interesses.

Segunda parte: você e sua dupla (individualmente) receberão um cartão de tarefas que pede que vocês falem (individualmente) sobre um tópico específico, incluindo pontos a serem abordados e uma explicação de um aspecto do tópico. Você têm 1 minuto para preparar o discurso com um lápis e um papel para fazer anotações e, depois, falar por 1 a 2 minutos. Por fim, uma ou duas perguntas são feitas sobre o mesmo tópico.

Terceira parte: você, sua dupla e o examinador discutem questões relacionadas ao tópico da Parte 2 de uma forma mais geral e abstrata e, quando apropriado, com maior profundidade.