A Vida Universitária em Harvard

Harvard, Harvard e Harvard!

Se você perguntar em qualquer lugar do mundo para uma pessoa qualquer qual é a melhor universidade do mundo, a resposta certamente irá ser "Harvard!". Essa reputação global não é infundada; Harvard possui cursos aclamados e variados, ex-estudantes extremamente bem sucedidos, múltiplos investimentos para pesquisa e também, uma tradição secular.


Apesar destes aspectos já destacarem Harvard perante todas as universidades do globo, há um aspecto que torna Harvard ainda mais especial: a vida universitária. Portanto, iremos apresentar alguns dos aspectos que tornam Harvard única no que tange a vida de seus estudantes.

Harvard University


Aulas

Um aspecto que aflige inúmeros estudantes brasileiros que sonham em se aventurar academicamente nos Estados Unidos, são as salas de aula. Muitas vezes, os alunos aqui do Brasil acabam por ficarem assustados ou até mesmo desacreditados do tamanho das aulas dos Estados Unidos, isso por que, inúmeras universidades, principalmente as públicas, adotam uma sistemática de aulas na qual cada sala tem centenas de estudantes que devem escutar atentamente a um professor que mais parece uma formiga em um imenso auditório.


Por estarmos acostumados com uma turma de no máximo 30 estudantes aqui no Brasil, tanto em nível escolar quanto universitário, as imensas salas universitárias acabam por gerar dúvidas em estudantes, como "e se o professor me chamar e eu não souber responder?", "e se eu não conseguir tirar minhas dúvidas sobre o conteúdo?". Pois bem, se você é um desses alunos, Harvard não será um problema para você. Na universidade, em média, mais da metade dos cursos são oferecidos com aproximadamente 10 vagas, deixando estudantes preocupados com o tamanho das turmas mais tranquilos e permitindo maior contato estudante-professor.

Uma das aulas de Harvard na Harvard Divinity School


Habitações


Outro diferencial de Harvard são as habitações e acomodações da universidade. Nesse caso, Harvard possui 12 habitações diferentes que abrigam de 350-500 estudantes. Além de serem logicamente locais para descansar e morar, as habitações providenciam ambientes amigáveis e amistosos de aprendizado. Cada "casa", assim que elas são chamadas, possui seminários semanais, encontros, clubes e atividades sobre os mais variados assuntos para integrar os estudantes, que podem se manter atualizados sobre as notícias de cada casa nos seus respectivos sites. Clique aqui para ver um exemplo.


Sobretudo, todos os freshmen (calouros), devem morar na universidade durante o primeiro ano de estudo e podem optar por morar ou não nas habitações de Harvard nos anos seguintes. Mesmo tendo opção de morar fora da universidade, aproximadamente 98% dos estudantes optam por morar nas acomodações universitárias.

Adams House em Harvard


Estudantes Internacionais


Harvard, apesar de não possuir uma porcentagem tão grande de estudantes internacionais tal como a Univeristy of British Columbia, que cerca de 25% de seus estudantes são internacionais, possui uma quantidade significativa de alunos internacionais. Dentro de todos estudantes de Harvard, 12,7% são internacionais, o que a qualifica como a 35ª dos Estados Unidos com mais estudantes internacionais.

Estudantes em Harvard