Características Únicas de CALTECH
"O que faz a Caltech ser especial?"
Por ser uma universidade extremamente focada em pesquisas e experimentos para promover avanços na sociedade, a resposta para essa "simples" pergunta foi dada por uma professora:
"O que torna o Caltech especial são os nossos alunos. Eles têm coragem e estão dispostos a lutar contra o que vier. Eles se concentram em ideias e experimentos que não foram feitos antes. Eles são o coração e o motor da pesquisa que é feita."

Minnich Laboratory, Caltech
O presidente, Jean-Lou Chameau, não poderia ficar de fora, então respondeu à pergunta também!
"Nosso pessoal, tanto no campus quanto no JPL, pratica a colaboração em vez da competição. Nosso ambiente interdisciplinar permite que engenheiros conversem com biólogos, biólogos trabalhem com físicos e cientistas da computação para fazer parceria com cientistas sociais. Nosso compromisso à excelência e ao sucesso mútuo torna o Caltech especial."
Algumas das inovações promovidas pela Caltech
"As pesquisas da Caltech têm muito impacto social - por meio de invenções e propriedade intelectual, como o motor de forno de microondas, a câmera CMOS encontrada em celulares, o robô da Vinci para operações médicas, o sequenciador de DNA que revolucionou a medicina e muito mais. Agora, estamos nos inspirando na estrutura das agulhas de cactos para criar agulhas indolores com bioinspiração, pequenas o suficiente para evitar os nervos, e usar absorção capilar para coletar amostras para análise, o que mudará a forma como os exames de sangue são feitos."
"Inovações importantes são resultados da criação e manutenção de um terreno fértil para mentes criativas, que é um elemento central da missão educacional do Caltech. "
- Morteza Gharib, vice-reitor da Caltech; Hans W. Liepmann Professor de Aeronáutica e professor de engenharia bioinspirada.
NASA + Caltech = ?
O JPL (Jet Propulsion Laboratory) é administrado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) para a NASA. A função primária do laboratório é a construção e operação de espaçonaves robóticas planetárias, embora também conduza missões em órbita terrestre e astronomia. Também é responsável por operar a Deep Space Network da NASA.
Trabalhando juntos, pesquisadores e técnicos no campus Caltech e no JPL lideram missões em exploração planetária, ciências da Terra e astronomia baseada no espaço. Os alunos e professores também estão envolvidos na exploração do espaço por meio de cinco instalações da NASA na Caltech:
O Centro de Análise e Processamento de Infravermelho (IPAC)
O Instituto de Ciência de Exoplanetas da NASA (NExScI)
Observatório Espacial Herschel da NASA
A Matriz de Telescópio Espectroscópico Nuclear (NuSTAR)

Jet Propulsion Laboratory (JPL)