MIT e Suas Tradições


Uma Universidade de Pesquisa, Ciências e... Eventos!

O MIT é uma das universidades mais seletivas do mundo e conhecida pela grande capacidade técnica e cognitiva dos seus estudantes, professores e ex estudantes, que no total, já conquistaram 85 prêmios Nobel. Além disso, na universidade foi criado, por uma equipe liderada por Jay Forrester, famosos engenheiro, o primeiro computador analógico da história que respondia em tempo real, o Whirlwind. Mesmo que muitas pessoas pensem que no MIT só há pesquisa científica e cálculos, a universidade possui inúmeras tradições, festas e eventos que alegram a vida dos alunos.



Certificado de pirata

Isso mesmo, você não leu errado nem está com problema de vista; o MIT realmente criou um certificado de PIRATA! O certificado surgiu no ano de 2011 para estudantes da faculdade de "Educação física e bem-estar" que completam 4 cadeiras específicas: esgrima, tiro de pistola (ou de rifle), vela, e arco e flecha. Apesar de estranha, a iniciativa surgiu para estimular os estudantes a concluírem as respectivas cadeiras, mesmo que o certificado em si logicamente não sirva para nenhum fim a não ser para entretenimento.


"Pirata" do MIT


Caça ao tesouro


Com um certificado de pirata e agora caça ao tesouro, o MIT parece ter alguma paixão oculta por "Piratas do Caribe" ou algo do tipo. Criada em 1981, a caça ao tesouro do MIT é realizada anualmente no fim de semana do dia de Martin Luther King. Cada ano, aproximadamente 3000 alunos se reúnem em grupos, que variam de 5 até 200 pessoas, para achar uma "moeda" no campus da universidade, que pode ser tanto virtual quanto física. Houve anos que a moeda foi um fragmento de meteorito, bola de neve e até mesmo um código. Toda caça ao tesouro é desenvolvida pelos próprios estudantes, nesse caso, os ganhadores da competição prévia, de forma a evitar que os mesmos estudantes ganhem em anos consecutivos. Os organizadores são responsáveis pela escolha do tema da caçada, elaboração de um site, arrecadação de capital para financiar a competição e construção das rodadas baseadas na temática. A competição é um evento longo, que pode durar 18 horas ou até mesmo 75 horas para ser resolvida, variando conforme o ano.


Anúncio da Caça ao Tesouro do MIT em 2012



Um Amor pelo π (pi)


O MIT, além da sua caça ao tesouro, tem uma das suas maiores tradições relacionadas a uma paixão insaciável por um certo número: o π. Todos os anos os resultados das applications para o MIT são divulgados exatamente no dia 14 de março (3/14), o famoso dia do pi, exatamente as 6:28 (πx2). A universidade nunca deixou de seguir a tradição e todo ano no dia do pi, além da divulgação dos resultados, os estudantes do MIT festejam do jeito que podem, seja através da resolução de problemas matemáticos, seja através da produção de tortas (em inglês = pie) ou "pizzas fundas" (tipo de pizza conhecido nos EUA como pizza pie).


Pi