Velocity: o programa de startups da University of Waterloo


Espera um Segundo, o que é uma Startup?


Primeiramente, uma startup é basicamente uma empresa que reúne algumas qualidades específicas, como inovação, escalabilidade, baixos custos variáveis e fixos, e perspectivas de crescimento. Além disso, uma startup pode ser uma empresa tanto de grande quanto de pequeno porte, o que a faz se enquadrar na designação de startup é unicamente a presença de tais atributos. O que torna uma startup um modelo empresarial atraente para estudantes universitários é justamente o custo reduzido. Dessa forma, muitas empresas já foram criadas em universidades, tal como o Facebook, Google e Reddit. Portanto, em 2008 a University of Waterloo decidiu criar sua própria incubadora — basicamente um desenvolvedor de empresas — para estimular o desenvolvimento de startups na própria universidade.

Programa Velocity na University of Waterloo



O Programa Velocity


O programa Velocity surgiu dentro da University of Waterloo como um "dorm-cubator", ou seja, uma incubadora com a estrutura nos dormitórios universitários. Em 2010, o projeto ganhou sua própria estrutura e nicho específico de startups auxiliadas: empresas com tecnologias inovadoras. O Velocity é voltado totalmente a empresas que apresentem atuação dentro da área da computação, serviços digitais, saúde e até mesmo sustentabilidade. Alguns exemplos de empresas são a Kenota Health, que cria ferramentas para diagnóstico de doenças, a Faire, que auxília empreendedores a desenvolverem marketplaces, e a ApplyBoard, que conecta estudantes a oportunidades de ensino. Além do foco para empresas de tecnologias, o Velocity é focado em auxiliar startups em fases iniciais de desenvolvimento, caracterizadas pelos processos de obtenção de uma base de clientes e estabelecimento de fluxo de caixa, e empresas na fase chamada de "pre-seed", que é o estágio no qual ocorre a obtenção de recursos financeiros.

"Garagem" da Velocity na University of Waterloo



E os números?


Certamente os números da incubadora Velocity são excelentes. O programa em si é um dos mais prestigiados do Canadá e possui a maior taxa de sobrevivência de startups após um ano da criação entre todas as incubadoras de iniciativa privada do Canadá. Além disso, mais de 400 empresas receberam as orientações e o auxílio da Velocity desde sua criação em 2008, arrecadando mais de 1 bilhão de dólares canadenses em investimentos, principalmente nas startups voltadas para a criação de marketplaces.

Empresas da Velocity com seus devidos investimentos recebidos