SAT_edited.jpg

SAT

Você sabe

o que é o SAT?

 

O SAT é uma prova padronizada, que, se comparado aos parâmetros brasileiros, é o ENEM para estudar fora.

 

O SAT é uma prova como o ACT e as suas notas são usadas como parte da sua application, porém nem todas as universidades têm a nota do ACT ou SAT como um requerimento. Além disso, as universidades não veem diferença entre uma prova ou outra, ou seja, você não terá vantagem nem desvantagem escolhendo o ACT ou o SAT ao olhar da universidade, então escolha a que mais se adequa a você!

O SAT só cobra conteúdos de inglês e matemática em sua prova. Além disso, quem organiza o SAT é a College Board, uma instituição americana que aplica as provas pelo mundo todo em escolas e instituições afiliadas.

Caso você queira saber mais sobre o SAT ou até mesmo se inscrever na prova, clique aqui!

Provas.png
Provas.png
 

Como a prova é estruturada?

 

O SAT é uma prova com questões unicamente sobre inglês (gramática, interpretação, ortografia, etc.) e matemática, com uma sessão de escrita de texto, que é opcional. Por não cobrar muitos conteúdos e por possuir um padrão de questões, que, muitas vezes apresentam similaridades entre si, o SAT é considerado como uma prova principalmente de lógica e raciocínio.

       

A prova tem duração total de 3 horas (sem a parte de escrita de texto) e um total de 154 questões. Além disso, a prova é dividida em 4 (ou 5) partes:

 

 - Reading

 - Writing

 - Math (Sem calculadora)

 - Math (Com calculadora)

 - Essay (Escrita de texto - não obrigatório)

Caso o estudante opte por fazer a Essay, a prova terá duração de 3 horas e 50 minutos.

A pontuação máxima do SAT é 1600, composta por 800 pontos da parte de Reading e Writing e 800 das partes de Math (com e sem calculadora).

 

reading

O Reading é a parte do SAT com questões sobre a língua inglesa voltadas para a interpretação de textos. Nessa parte o estudante deve ler e interpretar 5 textos de cerca de 70 linhas cada.

Número de questões de múltipla escolha: 52 

Tempo de duração: 65 minutos

 

writing

O Writing, tal como o Reading, tem suas questões voltadas principalmente a conhecimentos da língua inglesa. Entretanto, nessa parte da prova, o estudante deverá realizar questões voltadas a gramática e ortografia distribuídas em 4 passagens. 

Número de questões de múltipla escolha: 44

Tempo de duração: 35 minutos

 

math

(sem calculadora)

Nessa parte da prova, o estudante deve realizar questões de matemática que envolvem principalmente funções, análise de gráficos e álgebra. Ao contrário dos longos problemas das provas de matemática aqui do Brasil, as questões do SAT costumam ser bem mais diretas e com enunciados curtos e objetivos e demandar alguns segundos para serem resolvidas.

Número de questões de múltipla escolha: 15 

Número de questões discursivas: 5

Tempo de duração: 25 minutos 

- math -

(com calculadora)

Nessa parte da prova, ao contrário da seção de matemática anterior, o estudante pode utilizar uma calculadora para resolver as questões, que são similares às da seção sem calculadora. De modo geral, as questões da Math (Com calculadora) são levemente mais trabalhosas, por requererem cálculos de porcentagem ou sistemas lineares com números maiores, por exemplo.

       

Número de questões de múltipla escolha: 30

Número de questões discursivas: 8

Tempo de duração: 55 minutos 

 

- ESSAY -

Diferente de todas as outras partes, o Essay não é obrigatório. O estudante deve optar por fazê-lo de acordo com as universidades que deseja aplicar, por isso é recomendável a pesquisa para tomar essa decisão. Caso queira ter acesso à lista completa e saber mais sobre o Essay, clique aqui.

Tempo de duração: 50 minutos 

 

- Dicas para o sat -