bolsas

bolsas e auxílio financeiro

Scholarship.png

SCHOLARSHIPS

Scholarship.png

Scholarships são as bolsas de estudo. Elas não cobrirão necessariamente 100% dos custos e podem ser oferecidas pela própria universidadeempresas privadas e pelo governo do país (que pode ser bem difícil de acordo com o país que você vai aplicar).

Há algumas scholarships que você aplica especificamente para elas (como de mérito, esportes, serviço comunitário, entre várias outras), tendo mais chance de recebe-las.

Já outras, você não precisa aplicar, você é automaticamente considerado pela própria universidade, recebendo uma percentagem que pode variar de acordo com a instituição. Entretanto, como dito acima, dessa forma você não terá tantas chances quanto aplicando diretamente para uma bolsa.

Além disso, há inúmeras diferenças entre as scholarhips no quesito do tipo de auxílio fornecido. As full ride são bolsas que cobrem todos os custos do estudante, desde alimentação até moradia. Já as full tuition são bolsas que cobrem somente as taxas das aulas universitárias (os maiores custos para estudantes internacionais).

Lembre-se de ver por quantos anos a bolsa é válida, o que ela cobram (se é só a taxa mensal da universidade, o dormitório, livros, etc.)!

Como estrangeiro, procure pela expressão “international scholarship”, a pesquisa deverá surtir mais resultados direcionados especificamente a estudantes internacionais.

Financial aid

Durante a sua aplicação, você poderá  comprovar que necessita de ajuda financeira para pagar os estudos na universidade através da pergunta

"Do you need financial aid?" (você precisa de ajuda financeira?)

Ao marcar "Yes" (sim), você deverá responder várias perguntas a respeito dos membros da sua família (profissão dos responsáveis, quantidade de irmãos, etc.) e condição financeira (gastos ao longo do ano, imposto de renda, etc.) para comprovar sua situação para a universidade.

Para as universidades dos Estados Unidos, esse processo é chamado de CSS Profile (College Scholarship Service Profile), porém também existem outros que avaliam sua necessidade financeira, como o ISFAA (International Student Financial Aid Application).

Vale destacar que algumas universidades também podem ter seus próprios formulários!

Após mandar todas essas informações para universidade, eles avaliarão quanto você poderá pagar.

Há dois tipos auxílio financeiro (vendo na perspective de admissão da universidade):

Need blind: A universidade é "cega" para a necessidade financeira do aluno, ou seja, se o estudante aplicar precisando de financial aid, isso não será levado em consideração pela universidade para aceitá-lo, oferecendo, caso seja admitido pela universidade, quanto o aluno precisar para se manter.

Need aware: A universidade é ciente de que o aluno precisa de financial aid e isso pode afetar a decisão de admissão do aluno.

Exemplo de need aware: dois alunos são muito parecidos em questões acadêmicas disputam uma vaga, porém um deles necessita de financial aid. Então, é provável que a universidade aceite o outro.

Para saber se a universidade que você vai aplicar é need aware ou need blind, basta pesquisar por "(nome da universidade) need blind or need aware".