TOEFL_edited.jpg

TOEFL

Você sabe

o que é o toefl?

O TOEFL é uma prova padronizada de proficiência em inglês. A prova é organizada pela Educational Testing Service (ETS) e é feita no computador. Devido à pandemia, as datas de realização das provas ainda não são certas para o ano de 2021.

Assim como o SAT e ACT, o TOEFL é uma das provas requisitadas durante o processo de application (para a maioria das universidades) que vale o mesmo que o IELTS e, além disso, as universidades não veem diferença entre TOEFL ou IELTS, ou seja, você não terá vantagem nem desvantagem escolhendo uma ou outra ao olhar da universidade, então escolha a que mais se adequa a você!

Essa prova serve unicamente para determinar o seu nível de inglês e, por isso, as universidades não demandam que os estudantes tenham excelentes notas, mas sim, notas base (como 100 de 120) que, por si só, demonstram a habilidade na língua estrangeira. Além disso, a prova é realizada em centros de aplicação de várias cidades do mundo, sendo feita no computador. Caso você queira entender mais sobre a dinâmica da prova, veja o vídeo desse link.

Caso você queira saber mais sobre o TOEFL ou até mesmo se inscrever na prova, clique aqui!

Provas.png
Provas.png

como a prova é estruturada?

O TOEFL é uma prova com questões unicamente de inglês (gramática, interpretação, conversação, audição, etc.) e é comumente caracterizada por ser um prova curta e objetiva de se fazer, a não ser pela parte de "listening", que é mais longa.

A prova tem duração de aproximadamente 3 horas e tem em torno de 85 questões (varia conforme a prova). Caso você fique com dúvidas em relação à variação do tempo da prova e número de questões, essa imprecisão se dá pelo fato de que a ETS não delimita um número fixo de questões por cada passagem do Reading e do Listening. Além disso, a prova é dividida em 4 partes:

 - Reading

 - Listening

 - Speaking

 - Writing

A pontuação máxima do TOEFL é 120, sendo que cada uma das 4 partes da prova tem o mesmo valor: 30. Portanto, mesmo que você fique nervoso no speaking, ou não consiga escutar algo direito no listening, não tem problema, pois você pode compensar nas outras seções.

Reading

A parte de reading tem de 30 a 40 perguntas objetivas (todas com o mesmo valor) que devem ser respondidas em até 72 minutos. São 4 textos e 10 perguntas para cada texto. Nessa parte da prova, o aluno terá que ler e interpretar cada passagem, que normalmente são textos acadêmicos.​

Listening

A parte de listening tem de 28 a 39 perguntas  objetivas (todas com o mesmo valor) que devem ser respondidas em 41 a 57 minutos. Durante essa parte da prova, você deverá ouvir 7 passagens e responder perguntas referentes aos trechos auditivos. Os áudios que o candidato deve ouvir são de 2 tipos: conversações em uma sala de aula e conversas entre duas pessoas. É importante prestar bastante atenção em cada passagem, pois você só pode escutar uma vez cada áudio.  

writing

A seção de writing é divida em duas partes: integrated writing task e independent writing task.

No integrated writing task você deve ler um pequeno texto e ouvir um áudio para depois produzir um texto a respeito do que foi escrito e dito nos respectivos materiais. Para fazer essa parte, você tem 20 minutos.

No independent writing task, você deve escrever uma essay (mais próximo ao que conhecemos como texto dissertativo argumentativo) que descreva uma opinião ou experiência sua a respeito de um tema sugerido. Para fazer essa parte você tem 30 minutos.

Speaking

 

Tal como nas outras partes da prova, a seção de speaking requer que o estudante responda perguntas que se assemelhem a  situações de "sala de aula" e situações da "vida real". Sendo assim, essa seção é dividida em quatro partes.

Primeira parte: você deve responder perguntas as quais você deve formular sozinho as respostas, sem qualquer material de apoio. Além disso, o ETS sugere que você fale por 45 a 60 segundos para responder cada pergunta. 

Segunda parte: você deve responder perguntas que serão  baseadas em um texto ou áudio. Tal como na parte prévia, você deve falar por aproximadamente 50 segundos. Vale destacar que para cada pergunta você terá um intervalo de mais ou menos 15 segundos para desenvolver o seu raciocínio.

Terceira parte: você lerá uma passagem sobre uma matéria acadêmica e, após isso, ouvir parte de uma aula sobre sobre essa mesma disciplina. Você terá 30 segundos para preparar sua resposta e 1 minuto para responder a pergunta. Sua pergunta pode pedir, por exemplo, para que você explique o que foi dito no texto e relacione com o áudio escutado.

Quarta parte: você irá ouvir parte de uma aula e, em seguida, terá 20 segundos para preparar sua resposta e mais 60 segundos para responder a pergunta. Sua pergunta pode pedir, por exemplo, para que você explique o conceito ou problema ensinado na aula usando os argumentos e exemplos dados na aula, ou seja, um resumo do que você ouviu.